Geração de Valor

Engajamento e Visibilidade

“Fortalecer a marca para impulsionar a mobilização de novas parcerias e gerar valor aos públicos de interesse” faz parte da estratégia da Fundação Banco do Brasil.

Sendo assim, a imagem positiva dos programas e projetos constitui um ativo essencial na geração de valor, não somente para a Fundação BB, mas também para nosso Instituidor, o Banco do Brasil, para investidores sociais e parceiros estratégicos.

As ações de comunicação desenvolvidas em 2021 fortaleceram, ainda mais, a marca institucional diante da sociedade, setor público, organizações do Terceiro Setor, clientes e funcionários do Banco do Brasil e Conglomerado, reforçando nossa visão de sermos reconhecidos como uma instituição fomentadora e multiplicadora de soluções para a transformar a vida de milhões de brasileiros pelo Brasil.

Comunicação em números

Audiência e engajamento

3 milhões

impressões orgânicas em redes sociais

3,3 mil

média de visualizações por matéria na AGN BB

+ de 3,5 mil

inserções positivas em mídias espontâneas

236 milhões

impressões (mídias on e off) na campanha Brasileiros pelo Brasil

+ de 100

matérias publicadas na AGN BB

R$ 40 milhões

equivalência comercial de mídia espontânea

A exposição na mídia, de forma orgânica, atingiu a equivalência comercial superior a R$ 40 milhões com mais de 3,5 mil inserções positivas em veículos de comunicação (sites, TV, Rádio, Jornais e Revistas) de abrangência nacional e regional.

As publicações nas redes sociais, também de forma orgânica - sem impulsionamento, chegaram ao número de 3 milhões de impressões (quantas vezes as postagens foram exibidas aos usuários), o que representa um maior alcance e engajamento das iniciativas desenvolvidas junto ao público externo.

Nas mais de 100 matérias divulgadas na Agência de Notícias da Intranet BB, a visualização média foi de 3,3 mil funcionários por publicação, o que demonstra o interesse do Conglomerado pelas ações desenvolvidas, ratificado pela interação e comentários positivos dos funcionários, que reconhecem, com orgulho de fazer parte e sentimento de pertencimento, o relevante papel da Fundação BB como fomentadora do desenvolvimento socioambiental no país.

Simone Limeira
Qualquer valor faz a diferença!!! Parabéns BB e Fundação BB pelo apoio e solidariedade.
Denise Badaraco
O trabalho da FBB é reconhecido internacionalmente! É um trabalho fabuloso para pessoas em vulnerabilidade sociail e que precisam desse olhar. O que é mais valioso para as pessoas do que a própria vida? Cuidar da vida das pessoas para que tenham dignidade e respeito próprios é valor para a FBB!
Sergio Portes
Transformar vidas e assoprar a chama que nos leva a esperançar algo melhor! No aspecto técnico a coleção de tecnologias sociais que a FBB reuniu e disponibiliza para toda a sociedade é inédito. Meus sincero reconhecimento e abraço a todos os funcionários da FBB (da ativa e aposentados) que colocaram um tijilinho nessa imensa construção de um país melhor! As alianças e parcerias firmadas, são laços que acolhem e vislumbram, com certeza, VIDA LONGA para nossa FBB! P A R A B É N S!
Marisa Andre
Façamos nossa parte!! Muitas pessoas impactadas e necessitando do básico. BB e Fundação BB sempre apoiando causas importantes para o país.

Workshop e Comunicação para Líderes

Em 19 de agosto oferecemos um workshop de comunicação com o objetivo de formar porta-vozes junto ao nosso público de relacionamento.

A programação contou, na parte da manhã, com uma palestra de  contextualização sobre a comunicação no cenário atual com a jornalista Patrícia Marins. A palestra foi aberta aos interessados pelo tema e transmitida  via internet.

Na parte da tarde foi ministrada uma oficina prática com a participação de executivos e assessores da Diretoria de Governo, Diretoria de Marketing e Comunicação, Gerência de Sustentabilidade Empresarial do BB, além de membros  da Diretoria Executiva da Fundação BB e Gerência de Comunicação.

Campanha institucional de posicionamento Brasileiros pelo Brasil

Reforçando o objetivo de fortalecer a marca, impulsionar a mobilização de novas parcerias e promover a cultura de doação, foi desenvolvida, pela primeira vez, uma campanha institucional de posicionamento da Fundação Banco do Brasil.

A campanha de ajuda humanitária Brasileiros pelo Brasil, de forma inédita, alcançou 236 milhões de impressões, sendo 125,9 milhões de pessoas nas exibições em TV aberta e 110,2 milhões nas redes sociais. A divulgação da campanha resultou em R$ 6,6 milhões de doações voluntárias à iniciativa e atendeu mais de 900 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social em todas as regiões do país.

O lançamento da campanha foi realizado em 19 de outubro, em um evento em Brasília, com a participação do Conselho do Pátria Voluntária, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Conselho de Administração do BB, o presidente do BB, vice-presidentes e diretoria executiva do BB, assim como autoridades do setor público, parceiros e investidores do setor privado e convidados.

Evento do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social

Os 20 anos do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social foram comemorados em evento de celebração e reconhecimento: “Juntos podemos transformar vidas”, cerimônia realizada em 02 de dezembro no CCBB  Brasília, destacou também os 20 anos do Voluntariado BB e a campanha Brasileiros pelo Brasil.

O evento, foi transmitido pelo YouTube do Banco do Brasil e contou com importantes parcerias, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); BB Gestão de Recursos (BBDTVM); BB Tecnologia e Serviços (BBTS); Ativos S.A. e com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Pátria Voluntária; Casa Civil; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Destaques

Premiações e Reconhecimento

Iniciativa apoiada pela Fundação BB recebe prêmio internacional

O projeto #FaçaumBemINCRÍVEL, idealizado pela produtora rural Simone Silotti, listada na Forbes Brasil como uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro”, recebeu o prêmio “A Alma da Ruralidade”, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), destinado a valorizar produtores e iniciativas que fazem a diferença no campo da América Latina e do Caribe.

A iniciativa buscou soluções para escoar a produção do cinturão verde de Mogi das Cruzes (SP), que, devido à falta de demanda para a comercialização dos produtos, teria que ser descartada. O projeto recebeu apoio por meio da campanha Proteja e Salve Vidas, que garantiu a aquisição desses produtos para entrega de alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social da região.

Parceira da Fundação BB vence prêmio da ONU

Em 2021, o Prêmio Equatorial 2021, com o tema "Respostas a nossa crise planetária", premiou dez soluções locais, inovadoras e baseadas na natureza para combater a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas, e alcançar seus objetos de desenvolvimento local, mesmo durante a pandemia. Representando o Brasil, a vencedora foi a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros, Assentados e Guias Turísticos do Cerrado (CoopCerrado), sediada em Goiânia (GO).

A cooperativa é parceira da Fundação BB no projeto Rede de Agroextrativismo Sustentável no Cerrado: reaplicação de Tecnologias Sociais Geradoras de Renda, iniciado em junho de 2019. A CoopCerrado promove a geração de renda de famílias agroextrativistas, proporcionando a organização das cadeias socioprodutivas de espécies nativas do Cerrado - amburana, babaçu, baru, faveira, macaúba e pequi a partir da reaplicação das metodologias Agroextrativismo Sustentável da Favela e Rede de Agroecologia Povos da Mata, certificadas pela Fundação BB como Tecnologias Sociais em 2007 e 2017, respectivamente.

Programa de Integridade da Fundação BB é tema de pesquisa acadêmica em Portugal

O trabalho acadêmico “Terceiro Setor como instrumento de efetivação dos direitos fundamentais: importância no âmbito da gestão e da governança da implementação de políticas institucionais que abranjam um programa de integridade” considerou como objeto as práticas de governança da Fundação Banco do Brasil. Em janeiro de 2021, o procurador do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), José Eduardo Sabo Paes, doutor em Direito Constitucional pela Universidade Complutense de Madrid, concluiu com êxito o pós-doutorado no Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra com esse trabalho.

“Agradeço a Fundação BB por ter me apoiado com a disponibilidade de seu corpo técnico que proporcionou a produção de dois artigos sobre um tema que agora é alçado ao campo acadêmico como algo inédito e desbravador”, comentou o procurador.

A conclusão da pesquisa sinaliza também que a governança e o Programa de Integridade que regem o trabalho desenvolvido na Fundação BB serão fontes de estudo para outros pesquisadores interessados nesta temática, alimentando assim um círculo virtuoso no âmbito da academia.

Tecnologia Social apoiada pela Fundação BB ficou no
Top 3 internacional no Water ChangeMaker Awards

Durante a realização da Cúpula de Adaptação Climática - CAS2021, em janeiro de 2021, o projeto brasileiro apoiado pela Fundação BB - Produtor de Água no Pipiripau foi classificado pela organização Global Water Partnership – GWP no Top 3 internacional no Water ChangeMaker Awards. O projeto conquistou o segundo lugar na categoria Júri Técnico e o terceiro lugar no voto popular. A avaliação levou em consideração a resiliência climática construída por meio de decisões sobre a água, magnitude e longevidade da mudança, profundidade de aprendizagem e amplitude da colaboração.

O programa Produtor de Água, criado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em 2001/2002, tem como objetivo a redução da erosão e do assoreamento dos mananciais nas áreas rurais. Em 2007, o Programa foi certificado como Tecnologia Social pela Fundação BB e sua metodologia pode ser consultada na rede Transforma!

Tecnologia Social certificada pela Fundação BB acumula prêmios

O projeto "Reciclar: Menos Lixo, Mais Segurança Alimentar", da Emater-MG, instituição vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e à prefeitura de Glaucilândia, conquistou seu décimo prêmio ambiental, em cerca de seis anos de atividade. A iniciativa fez parte das ações que deram à Emater o primeiro lugar, na categoria Destaque Estadual, do 11º Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade.

Também em janeiro de 2021, a iniciativa ganhou o IV Prêmio de Boas Práticas Ambientais “Tecnologias Sociais e Sustentáveis”, do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), na categoria “Melhor Prática ou Projeto de Tecnologia Social com Impactos Positivos no Meio Ambiente” e acumula, ainda, os prêmios MelhorAção/Emater-MG (2015), Hugo Werneck como Destaque Estadual (2016); Boas Práticas “Salve o São Francisco”, em 2º lugar (2017); Acolher/Natura (2017), Ozires Silva de Empreendedorismo (2019), Tecnologia Social FBB (2019), Prêmio Latino América Verde (2020) e Solução Inovadora (2020).

Até 2020, o projeto beneficiou diretamente cerca de 530 famílias do município do Norte de Minas. A iniciativa também reduziu os gastos da prefeitura com lixão e eliminou as multas por depósitos inadequados de lixo no município.

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