“Fortalecer a marca para impulsionar a mobilização de novas parcerias e gerar valor aos públicos de interesse” faz parte da estratégia da Fundação Banco do Brasil.
Sendo assim, a imagem positiva dos programas e projetos constitui um ativo essencial na geração de valor, não somente para a Fundação BB, mas também para nosso Instituidor, o Banco do Brasil, para investidores sociais e parceiros estratégicos.
As ações de comunicação desenvolvidas em 2021 fortaleceram, ainda mais, a marca institucional diante da sociedade, setor público, organizações do Terceiro Setor, clientes e funcionários do Banco do Brasil e Conglomerado, reforçando nossa visão de sermos reconhecidos como uma instituição fomentadora e multiplicadora de soluções para a transformar a vida de milhões de brasileiros pelo Brasil.
A exposição na mídia, de forma orgânica, atingiu a equivalência comercial superior a R$ 40 milhões com mais de 3,5 mil inserções positivas em veículos de comunicação (sites, TV, Rádio, Jornais e Revistas) de abrangência nacional e regional.
As publicações nas redes sociais, também de forma orgânica - sem impulsionamento, chegaram ao número de 3 milhões de impressões (quantas vezes as postagens foram exibidas aos usuários), o que representa um maior alcance e engajamento das iniciativas desenvolvidas junto ao público externo.
Nas mais de 100 matérias divulgadas na Agência de Notícias da Intranet BB, a visualização média foi de 3,3 mil funcionários por publicação, o que demonstra o interesse do Conglomerado pelas ações desenvolvidas, ratificado pela interação e comentários positivos dos funcionários, que reconhecem, com orgulho de fazer parte e sentimento de pertencimento, o relevante papel da Fundação BB como fomentadora do desenvolvimento socioambiental no país.
Em 19 de agosto oferecemos um workshop de comunicação com o objetivo de formar porta-vozes junto ao nosso público de relacionamento.
A programação contou, na parte da manhã, com uma palestra de contextualização sobre a comunicação no cenário atual com a jornalista Patrícia Marins. A palestra foi aberta aos interessados pelo tema e transmitida via internet.
Na parte da tarde foi ministrada uma oficina prática com a participação de executivos e assessores da Diretoria de Governo, Diretoria de Marketing e Comunicação, Gerência de Sustentabilidade Empresarial do BB, além de membros da Diretoria Executiva da Fundação BB e Gerência de Comunicação.
Reforçando o objetivo de fortalecer a marca, impulsionar a mobilização de novas parcerias e promover a cultura de doação, foi desenvolvida, pela primeira vez, uma campanha institucional de posicionamento da Fundação Banco do Brasil.
A campanha de ajuda humanitária Brasileiros pelo Brasil, de forma inédita, alcançou 236 milhões de impressões, sendo 125,9 milhões de pessoas nas exibições em TV aberta e 110,2 milhões nas redes sociais. A divulgação da campanha resultou em R$ 6,6 milhões de doações voluntárias à iniciativa e atendeu mais de 900 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social em todas as regiões do país.
O lançamento da campanha foi realizado em 19 de outubro, em um evento em Brasília, com a participação do Conselho do Pátria Voluntária, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Conselho de Administração do BB, o presidente do BB, vice-presidentes e diretoria executiva do BB, assim como autoridades do setor público, parceiros e investidores do setor privado e convidados.
Os 20 anos do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social foram comemorados em evento de celebração e reconhecimento: “Juntos podemos transformar vidas”, cerimônia realizada em 02 de dezembro no CCBB Brasília, destacou também os 20 anos do Voluntariado BB e a campanha Brasileiros pelo Brasil.
O evento, foi transmitido pelo YouTube do Banco do Brasil e contou com importantes parcerias, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); BB Gestão de Recursos (BBDTVM); BB Tecnologia e Serviços (BBTS); Ativos S.A. e com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Pátria Voluntária; Casa Civil; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
O projeto #FaçaumBemINCRÍVEL, idealizado pela produtora rural Simone Silotti, listada na Forbes Brasil como uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro”, recebeu o prêmio “A Alma da Ruralidade”, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), destinado a valorizar produtores e iniciativas que fazem a diferença no campo da América Latina e do Caribe.
A iniciativa buscou soluções para escoar a produção do cinturão verde de Mogi das Cruzes (SP), que, devido à falta de demanda para a comercialização dos produtos, teria que ser descartada. O projeto recebeu apoio por meio da campanha Proteja e Salve Vidas, que garantiu a aquisição desses produtos para entrega de alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social da região.
Em 2021, o Prêmio Equatorial 2021, com o tema "Respostas a nossa crise planetária", premiou dez soluções locais, inovadoras e baseadas na natureza para combater a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas, e alcançar seus objetos de desenvolvimento local, mesmo durante a pandemia. Representando o Brasil, a vencedora foi a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros, Assentados e Guias Turísticos do Cerrado (CoopCerrado), sediada em Goiânia (GO).
A cooperativa é parceira da Fundação BB no projeto Rede de Agroextrativismo Sustentável no Cerrado: reaplicação de Tecnologias Sociais Geradoras de Renda, iniciado em junho de 2019. A CoopCerrado promove a geração de renda de famílias agroextrativistas, proporcionando a organização das cadeias socioprodutivas de espécies nativas do Cerrado - amburana, babaçu, baru, faveira, macaúba e pequi a partir da reaplicação das metodologias Agroextrativismo Sustentável da Favela e Rede de Agroecologia Povos da Mata, certificadas pela Fundação BB como Tecnologias Sociais em 2007 e 2017, respectivamente.
O trabalho acadêmico “Terceiro Setor como instrumento de efetivação dos direitos fundamentais: importância no âmbito da gestão e da governança da implementação de políticas institucionais que abranjam um programa de integridade” considerou como objeto as práticas de governança da Fundação Banco do Brasil. Em janeiro de 2021, o procurador do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), José Eduardo Sabo Paes, doutor em Direito Constitucional pela Universidade Complutense de Madrid, concluiu com êxito o pós-doutorado no Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra com esse trabalho.
“Agradeço a Fundação BB por ter me apoiado com a disponibilidade de seu corpo técnico que proporcionou a produção de dois artigos sobre um tema que agora é alçado ao campo acadêmico como algo inédito e desbravador”, comentou o procurador.
A conclusão da pesquisa sinaliza também que a governança e o Programa de Integridade que regem o trabalho desenvolvido na Fundação BB serão fontes de estudo para outros pesquisadores interessados nesta temática, alimentando assim um círculo virtuoso no âmbito da academia.
Durante a realização da Cúpula de Adaptação Climática - CAS2021, em janeiro de 2021, o projeto brasileiro apoiado pela Fundação BB - Produtor de Água no Pipiripau foi classificado pela organização Global Water Partnership – GWP no Top 3 internacional no Water ChangeMaker Awards. O projeto conquistou o segundo lugar na categoria Júri Técnico e o terceiro lugar no voto popular. A avaliação levou em consideração a resiliência climática construída por meio de decisões sobre a água, magnitude e longevidade da mudança, profundidade de aprendizagem e amplitude da colaboração.
O programa Produtor de Água, criado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em 2001/2002, tem como objetivo a redução da erosão e do assoreamento dos mananciais nas áreas rurais. Em 2007, o Programa foi certificado como Tecnologia Social pela Fundação BB e sua metodologia pode ser consultada na rede Transforma!
O projeto "Reciclar: Menos Lixo, Mais Segurança Alimentar", da Emater-MG, instituição vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e à prefeitura de Glaucilândia, conquistou seu décimo prêmio ambiental, em cerca de seis anos de atividade. A iniciativa fez parte das ações que deram à Emater o primeiro lugar, na categoria Destaque Estadual, do 11º Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade.
Também em janeiro de 2021, a iniciativa ganhou o IV Prêmio de Boas Práticas Ambientais “Tecnologias Sociais e Sustentáveis”, do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), na categoria “Melhor Prática ou Projeto de Tecnologia Social com Impactos Positivos no Meio Ambiente” e acumula, ainda, os prêmios MelhorAção/Emater-MG (2015), Hugo Werneck como Destaque Estadual (2016); Boas Práticas “Salve o São Francisco”, em 2º lugar (2017); Acolher/Natura (2017), Ozires Silva de Empreendedorismo (2019), Tecnologia Social FBB (2019), Prêmio Latino América Verde (2020) e Solução Inovadora (2020).
Até 2020, o projeto beneficiou diretamente cerca de 530 famílias do município do Norte de Minas. A iniciativa também reduziu os gastos da prefeitura com lixão e eliminou as multas por depósitos inadequados de lixo no município.