Neste ano de 2021, em consonância com as boas práticas de gestão, a Fundação BB atualizou o seu Plano Estratégico, com o objetivo de tornar mais evidente o foco de sua atuação na geração de trabalho e renda e seus direcionadores estratégicos, ratificando e mantendo inalterados seu Propósito, seus Valores e Princípios e sua Visão.
Foram mantidas as premissas apresentadas na versão original: atendimento mais efetivo para as demandas da sociedade, mobilização de recursos e atratividade da Fundação BB, eficiência operacional e desenvolvimento de competências internas com foco em inovação.
O ano de 2021 foi o terceiro ano do ciclo quinquenal do Plano Estratégico da Fundação BB. Durante esse período, atuamos no intuito de cumprir com o propósito de valorizar vidas e transformar realidades, buscando por soluções efetivas para o desenvolvimento sustentável das comunidades brasileiras e atuando em ações voltadas à redução dos impactos socioeconômicos provocados pela pandemia da Covid-19.
Nos últimos dois anos, temos nos posicionado ativamente com ações tanto de prevenção e combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus, no âmbito do programa Ajuda Humanitária, além dos projetos e ações que têm como objetivo contribuir para a transformação social e fortalecimento da sociedade por meio da inclusão socioprodutiva, geração de trabalho e renda e educação para o futuro. Através da mobilização de parceiros, voluntários, sociedade, governo, Banco do Brasil e empresas do Conglomerado BB, conseguimos atender emergencialmente milhares de pessoas em todas as regiões do país.
Historicamente, a Fundação BB atua na geração de oportunidades de trabalho e de renda para populações em situação de vulnerabilidade social, pobreza e desemprego, priorizando a capacitação e o direcionamento ao mercado de trabalho, sem deixar de promover a resiliência às mudanças climáticas e o cuidado ambiental.
Os projetos de inclusão socioprodutiva promovem o acesso a oportunidades de trabalho e de renda e valorizam a capacitação para que as pessoas sejam protagonistas de suas vidas. O apoio da Fundação BB, ao longo dos seus 36 anos, potencializa os valores das comunidades e o saber-fazer local. A qualificação e a autonomia econômica são a essência da inclusão socioprodutiva.
A Fundação Banco do Brasil elenca e prioriza sua atuação em prol dos segmentos populacionais que compõem a base da pirâmide social, sejam os excluídos socialmente ou em risco de exclusão, entre outros vulneráveis no contexto social.
Considerando o cenário identificado, definiu-se que a Fundação BB intensificará e evidenciará as ações voltadas à geração de trabalho e renda, em todas as regiões do país, favorecendo a qualificação e a inclusão social e produtiva das pessoas em situação ou em risco de vulnerabilidade. A assistência social, as tecnologias sociais, o voluntariado, o cuidado com o meio ambiente e a educação são os temas transversais de nossa atuação, que se materializa preferencialmente por meio da execução de nossos programas estruturados, com seus respectivos indicadores e metas pré-estabelecidos.
Buscar-se-á aumentar o alcance destas ações, contemplando o maior número possível de pessoas atendidas, mantendo-se a qualidade e a confiabilidade dos programas e projetos apoiados pela Fundação.
No campo da educação, o apoio da Fundação BB observará a necessária preparação de nossos jovens para o mercado de trabalho e o acesso destes à internet e a conteúdos digitais de aprendizagem.
Seguiremos adotando as linhas de atuação a seguir relacionadas no período de vigência do Plano Estratégico, acreditando que eles nos conduzem ao atingimento dos nossos objetivos estratégicos:
Serão intensificadas as articulações com outras organizações sem fins lucrativos, buscando a sinergia das ações e a troca de experiências, e serão ampliadas as parcerias estratégicas com os setores público e privado voltadas a alavancar recursos e a dar escala ao impacto do Investimento Social Privado. Além disso, seguiremos adotando ações para desenvolver a cultura de doação junto à sociedade civil brasileira como parte da estratégia de mobilização de recursos da Fundação BB.
Continuaremos adotando as melhores práticas de governança e de integridade e adotando uma comunicação transparente e integrada, inclusive voltada à prospecção de novas parcerias com potenciais investidores sociais.
Também seguiremos vinculando as ações da Fundação BB aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco nas metas da Agenda 2030 definidas pela Organização das Nações Unidas, que têm por objetivo mobilizar governos, empresas e instituições na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento dos desafios globais.
A Fundação BB tem buscado constante sinergia de ações com o seu Instituidor e segue sendo a principal executora do investimento social do Banco do Brasil e de seu Conglomerado.
As ações desenvolvidas pela Fundação BB estão inseridas na estratégia de sustentabilidade do Banco do Brasil e compõe indicadores estratégicos relacionados à sustentabilidade, integrando um dos 10 compromissos em sustentabilidade anunciados pelo Banco do Brasil.
Com a revisão do Plano Estratégico da Fundação BB, alteramos um dos objetivos do Mapa Estratégico, vinculado à perspectiva “Sociedade”, para evidenciar a nossa intenção em promover o protagonismo das pessoas associado à inclusão social e produtiva, mediante o acesso ao trabalho e à renda.
Valorizar vidas para transformar realidades
Ser reconhecida pela sociedade como fomentadora e multiplicadora de soluções para transformação socioambiental no Brasil
Ética e integridade como alicerce
Sensibilidade social com respeito à diversidade
Empoderamento socioeconômico para a sustentabilidade
Eficiência e inovação que geram inclusão
Efetividade na transformação socioambiental
Promover o protagonismo das pessoas e disseminar o uso das tecnologias sociais
Fortalecer a marca para impulsionar a mobilização de novas parcerias e gerar valor aos públicos de interesse
Assegurar as melhores práticas ambientais, sociais e de governança
Acelerar a inovação e a transformação digital, com foco na excelência e na eficiência operacional
Fomentar a cultura organizacional, com foco em alto desempenho e formação de líderes
Preparar crianças e adolescentes para o futuro, desenvolvendo competências e saberes para que sejam protagonistas de suas vidas
Ampliar o uso e apropriação de tecnologias sociais como soluções de demandas socioambientais por parte de comunidades em situação de vulnerabilidade
Contribuir para a promoção da cidadania e da vida digna em comunidades em situação de vulnerabilidade por meio das ações de voluntariado dos funcionários do Conglomerado do Banco do Brasil
Gerar renda para comunidades tradicionais e populações em situação de vulnerabilidade social, pobreza e desemprego alinhado ao cuidado ambiental e à promoção de um país sustentável
Minimizar os impactos negativos às populações afetadas por crises humanitárias e calamidades, promovendo ações de assistência e de acesso e manutenção e direitos humanos básicos