A Fundação BB | As Pessoas da Fundação BB

GRI 102-7 | 102-8 | 404-1 | 404-3 | 405-1

A Fundação BB, no âmbito de sua gestão de pessoas, desenvolve ações e programas que privilegiam a formação e o desenvolvimento de competências, a qualidade de vida no trabalho, a ética nas relações e a valorização do corpo funcional, buscando manter um ambiente de trabalho saudável e motivador.

Encerramos 2021 com 103 funcionários, conforme quadro a seguir:

Funcionários por gênero

Perfil dos funcionários por idade:

Nossos gestores, por gênero:

Perfil dos funcionários por raça:

Fundação Banco do Brasil incentiva a liderança feminina

Além do incentivo à igualdade de gênero em suas ações e projetos, a Fundação BB também reconhece a importância da participação das mulheres em cargos de liderança na instituição.

Segundo pesquisa realizada em 400 empresas pela Teva Indices, apresentada no Summit ESG, evento on-line realizado em junho/2021 pelo jornal Estadão, apenas 14,7% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres.

A Fundação BB entende que ainda há longo caminho a ser trilhado em relação à liderança feminina. Até o final de 2021, dos nossos 16 cargos de liderança, 6 (37,5%) são exercidos por mulheres, incluindo a presidência da Fundação BB que, desde julho/2021, está sob condução de Eveline Franco Veloso Susin.

Desenvolvimento pessoal e profissional

Pensando na capacitação de seus colaboradores, a Fundação BB concede bolsas de estudo para formação superior e idiomas, além de incentivar a obtenção de certificação profissional. O grau de formação dos funcionários da Fundação BB apresenta a seguinte situação:

Nossos funcionários também são incentivados a realizar cursos e treinamentos internos disponibilizados pela plataforma da Universidade Corporativa do Banco do Brasil - Unibb. A meta anual de treinamento para cada funcionário é de 40 horas com cursos obrigatórios. Os gestores também cumprem meta específica para realização de cursos voltados para o desempenho de suas funções. A média de horas de treinamento dos funcionários da Fundação BB em 2021 foi de 54,11 horas.

Todos os funcionários realizam avaliações e são avaliados através de um sistema de gestão de desempenho e competências que serve para mensurar a contribuição de cada funcionário a partir da relação entre o desempenho profissional e as competências necessárias para cumprir sua função.

Em consonância com os objetivos estratégicos do Plano Estratégico Quinquenal (PEQ 2019-2023) e para acompanhar as mudanças emergentes e a evolução do tema Gestão de Pessoas, a Fundação BB desenvolveu ações e programas destinados ao desenvolvimento de seus colaboradores e da sua liderança, ao fornecimento de subsídios para maximizar a eficiência operacional, o clima e a cultura organizacional, a gestão do conhecimento, a cultura de inovação e a inteligência estratégica.

Saúde e bem-estar

A Fundação BB preza pela qualidade de vida no trabalho e bem-estar de seus colaboradores e promove anualmente:

ações para conscientização da importância em cuidar da saúde e realização de exame periódico de saúde;
realização de campanhas e disponibilização de vacina antigripal para todos os funcionários;
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT, para reforçar temas relacionados à qualidade de vida, bem-estar e segurança no trabalho, como: palestra sobre prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DST), meditação, alongamento, entre outras atividades.

Novo Plano de Cargos e Salários (PCS)

No mês de julho de 2021, a Fundação BB implantou seu novo Plano de Cargos e Salários - PCS, visando a adequação dos valores dos salários aos praticados no mercado.

Para a elaboração do novo PCS, a Fundação BB realizou benchmark com empresas ligadas ao Banco do Brasil e em outras empresas do Terceiro Setor que guardam similaridade com os trabalhos desenvolvidos na Fundação BB.

Considerando que a partir de 2022 a Fundação BB pretende contratar profissionais no mercado, foi iniciada, em 2021, a estruturação para a recepção destes novos funcionários, incluindo a adequação de acesso aos sistemas utilizados pela Fundação BB e a realização de benchmarking, pesquisa e contratação de soluções para o processamento da folha de pagamento e jornada de trabalho.
Também foi contratada empresa para o Recrutamento e Seleção – R&S de profissionais, com o intuito de mapear candidatos que atendem aos critérios mínimos indicados pela Fundação BB de forma a qualificar os processos seletivos agregando transparência, impessoalidade, publicidade, economicidade e eficiência ao processo.

E, ainda, foram iniciados os processos de elaboração e negociação das ações voltadas para o fornecimento dos benefícios de vale-alimentação, vale-refeição e plano de saúde e estudos para implementação de novos processos de avaliação de desempenho e treinamento.

RA em PDF
VLibras